O experimento de Redi


O primeiro passo na refutação científica da abiogênese aristotélica foi dado pelo italiano Francesco Redi, que em 1668, provou que larvas não nasciam em carne que ficasse inacessível às moscas, protegidas por telas, de forma que elas não pudessem botar lá seus ovos. Em suas "Experiências sobre a geração de insetos", Redi disse:
"Embora me sinta feliz em ser corrigido por alguém mais sábio do que eu caso faça afirmações errôneas, devo expressar minha convicção de que a Terra, depois de ter produzido as primeiras plantas e animais, por ordem do Supremo e Onipotente Criador, nunca mais produziu nenhum tipo de planta ou animal, quer perfeito ou imperfeito..."

  • Redi então supunha que a geração espontânea teria ocorrido apenas durante os primórdios da Terra. 
  • Hipotetizou que o que aparentava ser geração espontânea na verdade era oriundo de ovos serem depositados por moscas no material em putrefação. 
  • Admitiu a necessidade de testar essa hipótese. 
  • Formulou o experimento então de forma a limitar as variáveis de forma mais cuidadosa, deixando metade dos frascos tampados e outra metade destampada.
No entanto notou que essa metodologia também deixava alguma margem de erro. Enquanto as tampas dos frascos impediam o acesso das moscas, impediam também a renovação no ar no interior dos frascos, talvez então impedindo que o "princípio ativo" propiciasse a geração espontânea dos "vermes".

Para dar conta dessa parte do problema, aperfeiçoou o experimento, tampando os frascos com gaze, que permitia a entrada de ar. O resultado foi o mesmo; embora "vermes" não tivessem surgido dentro da carne, por ter sido impedido o acesso das moscas, apareceram vários no exterior da gaze, tentando forçar sua entrada, os quais foram removidos por Redi.

Assim, no século XVII em diante foi gradualmente sendo demonstrado que, ao menos no caso de todos os organismos facilmente visíveis, a geração espontânea não ocorria, e que cada ser vivo conhecido era proveniente de uma forma de vida pré-existente, a ideia conhecida como biogênese.
Fonte: Wikipedia

5 comentários:

Anônimo disse...

Espereva mais

Ana Maria disse...

Oi Anônimo
Sinto decepcioná-lo!
Abraços

Unknown disse...

alguém pode falar qual foi conclusão de redi

Ana Maria disse...

Renato

Demorei para responder porque esperava que você lesse e relesse o texto e chegasse sozinho `a esta resposta. Não quero somente fornecer respostas `as questões dos meus leitores. Não é recebendo as respostas já prontas e mastigadas que os jovens vão aprender.

Com este experimento, Redi percebeu que um ser vivo só pode ser originado através de outro ser vivo, invalidando assim a Teoria da Abiogênese.

Abraços

Anônimo disse...

Muito obrigada por criar esse post muito criativo me ajudou muito no meu trabalho!!!