A química da vida

Toda matéria é composta por elementos químicos, sendo assim os seres vivos também são compostos por elementos químicos. Os elementos químicos não só fazem parte do corpo dos seres vivos, mas também são necessários para que os corpos dos seres vivos possam funcionar adequadamente.
Não pretendo fazer um trato profundo e abrangente de Química, só pretendo esclarecer o que é importante que um biólogo, ou um estudante de biologia, saiba sobre Química.

Após esclarecer que os seres vivos são formados por elementos químicos, devo dizer que os elementos químicos podem ser orgânicos ou inorgânicos.

Os elementos químicos inorgânicos que costumamos estudar são os sais minerais e a água, existem outros, mas como eu disse antes, não estamos na aula de química. Os elementos inorgânicos  possuem moléculas simples e pouca energia, e eles podem ser encontrados nos seres vivos e no meio ambiente.

Os elementos químicos orgânicos estudados são: glicídios, lipídios proteínas, vitaminas e ácidos nucléicos. Os elementos químicos orgânicos possuem moléculas complexas e muita energia, sendo encontrados somente em seres vivos, possuem carbono e hidrogênio na sua composição.

0 comentários: