Faça anotações durante as aulas!


Você já pegou o caderno para estudar e ficou sem entender o que tinha escrito? Muitas vezes, o sentido das anotações desaparece pouco depois das aulas, principalmente se o dono do caderno não for dos mais organizados.
Aprender a se organizar é fundamental para o aprendizado, porque, se o estudante não se organiza, não vai conseguir pesquisar, ter autonomia. É fundamental fazer anotações, mas a forma depende de cada um. A mesma aula pode ser anotada de formas diferentes.

Registrar o que se ouve em aulas e palestras facilita o aprendizado. O importante é fazer as anotações. Depois, cada um aperfeiçoa o seu método: pode ser no laptop, no papel, no livro.

Adotar técnicas de anotações é um passo para quem já está habituado a pôr no papel o que o professor diz. Se você não está acostumado a escrever durante a aula, o primeiro desafio é preencher as folhas do caderno.

E vale ficar atento para não deixar que os métodos "engessem" sua criatividade. Eles podem ser combinados, utilizados conforme a disciplina, a aula, o professor e o gosto pessoal.

No meu tempo de escola, eu costumava anotar tudo o que podia durante as aulas, usava mais o método de linhas gerais. Depois, quando ia estudar em casa, eu só conseguia estudar escrevendo, então fazia esquemas, mapas ou tabelas do assunto que estava estudando.


Método Cornell

1 - O método Cornell consiste em dividir o espaço da folha de papel em três partes: a das informações principais, a das palavras-chave e a das relações entre os conteúdos. A técnica do método Cornell sistematiza as anotações e facilita a revisão de conteúdos. Economiza tempo, pois não é preciso passar a limpo. E, segundo especialistas, não tem desvantagens.




Método das linhas gerais

2 - O método das linhas gerais consiste em anotar as informações com travessões e margens. A informação mais geral começa na esquerda; as mais específicas, vão ganhando margens maiores, com indentações. A técnica permite identificar facilmente os pontos principais e secundários da matéria.




Método do mapeamento

3 - O método do mapeamento utiliza as habilidades de compreensão e de concentração. Os mapas gráficos criados mostram a relação entre os conteúdos.A técnica do método do mapeamento funciona bem em palestras e aulas que exigem a participação. Com um esquema gráfico, é mais fácil ter entendimento imediato da matéria.




Método de tabelas

4 - Anotar na forma de tabelas torna a busca por informações relevantes bem fácil. Funciona para memorizar fatos ou características do assunto em questão. A desvantagem é ter de dividir as colunas durante a aula, então é preciso clareza e atenção.


Método das frases

5 - No método das sentenças ou frases cada pensamento, fato ou tópico é escrito em uma linha separada. É possível incluir numeração - o que torna o caderno mais organizado do que se fosse dividido apenas em parágrafos.


0 comentários: