Seres aeróbios X Seres anaeróbios

Alimento: fonte de energia para os seres vivos.

Para que os seres vivos mantenham a sua vida é necessário que eles recebam energia. Mas não serve qualquer energia, não! Precisa ser a energia orgânica! E onde os seres vivos encontram este tipo de energia? Nos alimentos, é claro! E como eu já comentei em outros artigos, ou o ser vivo fabrica o seu próprio alimento (seres autótrofos) ou ele consome um outro ser vivo como alimento (seres heterótrofos).

Ok! O ser vivo conseguiu o seu alimento! Viva! Maravilha! Tudo acabado!?

Não, nada disso! A energia que está no alimento (ingerido ou fabricado) deve ser processada para que o organismo possa utiliza-la. E existem dois tipos de processos que liberam esta energia dos alimentos: a respiração e a fermentação. Muitas vezes os cientistas se referem a estes dois processos como respiração aeróbia e respiração anaeróbia, respectivamente.

A respiração aeróbia, chamada por alguns de respiração aeróbica, é um tipo de respiração que só ocorre quando há oxigênio. Todos os organismos que conseguem realizar esse tipo de respiração são chamados de seres aeróbios ou aeróbicos. Esse tipo de respiração ocorre nas células de todos os animais, sejam eles vertebrados ou invertebrados.

Já a respiração anaeróbia, também chamada de respiração anaeróbica, ou também de fermentação, ocorre apenas na ausência de oxigênio. Organismos como fungos e bactérias, por exemplo, realizam a respiração na falta do oxigênio, sendo chamados de seres anaeróbios ou anaeróbicos.

Entre estes últimos podem distinguir ainda: 

Seres anaeróbios obrigatórios - utilizam a fermentação como único processo de obtenção de energia. 

Seres anaeróbios facultativos - utilizam normalmente a respiração aeróbia como processo de obtenção de energia mas, na ausência de oxigênio, podem usar a fermentação como via energética alternativa.

19 comentários:

Anônimo disse...

por vezes os stores dão apontamentos complicados....isto esclareceu-me :D

Ana Maria disse...

Oi Anônimo

Fico feliz por ter ajudado.

Abraços

Anônimo disse...

Muito Obrigado pela ajuda continue com a página.

Silvio Sarmento Arruda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

olá prof:
visto que o homem na ausência de oxigénio também realiza a fermentação láctica para reativar as moléculas carregadoras..."posso assim dizer" porque que não é considerado como ser anaeróbico facultativo?

Ana Maria disse...

Oi Anônimo

Eu não diria isso! Pois são apenas algumas de nossas células que realizam a fermentação lática, e não o nosso corpo inteiro! Sem oxigênio morremos e ponto! Caso fosse possível ao ser humano sobreviver sem oxigênio (por um curto período de tempo por exemplo) apenas usando a fermentação lática, aí sim seríamos considerados anaeróbio facultativos!

Anônimo disse...

Ola!
A fermentação é um processo que pode ocorrer entao entre os seres autótrofos e heterotrofos, certo? Mas então não podemos dizer que os primeiros seres vivos eram Autotrofos por fazerem fermentação ? Como pode-se afirmar que eles eram heterotrofos? Vi isso numa questão do Mackenzie. Obrigada!

Unknown disse...

Noossa muito bom,bem explicado,de uma maneira fácil de entender e não muito longo,gostei mesmo,me ajudou muito.
bjs

Ana Maria disse...

Oi Danielle
Que bom saber a sua opinião! Eu realmente tento ser simples e clara nas minhas explicações.
Abraços

Anônimo disse...

Prof, eu desvio meus pensamentos muito rapido, a senhorita acha queum dia vou entender a bioligia? Quero muito passar para area de saúde e biologia é a principal. Bjo

Anônimo disse...

Muito bom seus posts...parabéns!

Ana Maria disse...

Oi Anônimo disperso!
Não vejo motivos para que você não entenda a Biologia! Estude muito, se concentre e conquiste o seu objetivo!
Abraços

Ana Maria disse...

Olá Anônimo
Muito obrigada, abraços!

Naarah Dantas disse...

Parabens Ana Maria. Amei o testo, muito esclarece e uma boa linguagem!

Ana Maria disse...

Oi Naarah

Procuro simplificar a linguagem para que a Biologia deixe de ser um monstro de 7 cabeças!
E ainda bem que estou conseguindo!

Abraços

Anônimo disse...

Respondendo o comentário Anônimo abaixo.

Ola!
A fermentação é um processo que pode ocorrer entao entre os seres autótrofos e heterotrofos, certo? Mas então não podemos dizer que os primeiros seres vivos eram Autotrofos por fazerem fermentação ? Como pode-se afirmar que eles eram heterotrofos? Vi isso numa questão do Mackenzie. Obrigada!


mesmo depois de um bom tempo, quero deixar minhas observações sobre essas duvidas acima (respectivamente). Caso eu fale alguma bobagem por favor me corrijam.

primeira pergunta.
A fermentação é um processo que pode ocorrer entao entre os seres autótrofos e heterotrofos, certo?
Certo, ponto.

segunda pergunta.
Mas então não podemos dizer que os primeiros seres vivos eram Autotrofos por fazerem fermentação ?
Não, pois os seres autótrofos são seres que produz o seu próprio alimento por meio da fotossíntese, que necessita de oxigênio para ocorrer. Sabemos que no inicio da Terra não tínhamos oxigênio.

terceira pergunta.
Como pode-se afirmar que eles eram heterotrofos?
Como não existia seres autótrofos, eles se alimentavam de outros seres, obtendo a energia por meio da fermentação.

Unknown disse...

obrigado prof ANA vc nao faz ideia o quanto me ajudou nos meus estudos com esse esclarecimento inexplicável.continue assim como essa pessoa do bem pois o q esse mundo seria sem pessoas como vcs professores excelentes

Ana Maria disse...

Oi Anônimo

Sobre Fermentação: é um processo que permite que a energia obtida pelo ser vivo seja aproveitada pelo organismo.

Não confunda os processos de obtenção de energia (quimiossíntese, fotossíntese, absorção ou ingestão) com os de aproveitamento de energia (fermentação e respiração).

Sendo assim,seres autótrofos ou heterótrofos podem realizar a fermentação para aproveitar a energia obtida, mas lembre-se, fermentação não aproveita TODA a energia contida no alimento, a respiração para isso é muito mais eficiente.

Quanto aos primeiros seres vivos, já sabemos atualmente que os primeiros seres vivos foram bactérias quimiolitotróficas, que não precisavam de oxigênio, obtinham o seu alimento por quimiossíntese de minerais e usavam a fermentação para aproveitar a energia.

Espero ter ajudado
Abraços

Ana Maria disse...

Olá Eduardo

Fico sinceramente feliz por ter ajudado você!

Abraços